Zero Trust Networks

Nestes últimos anos as ameaças cybernéticas tem crescido em números assustadores, nenhuma empresa, pessoas, instituições estão livres destes ataques, que têm gerado prejuizos e exposições gigantescas.

Os ataques mais temidos são aqueles que os anti-virus com suas vacinas, firewalls, IDS, IPS, Proxy Web, não conseguem segurar, para quem assitiu a série Game of Thrones, podemos comparar estes ataques ao momento em que o dragão derrubou a muralha, estava tudo exposto.

Somente existe uma forma de se proteger deste tipo de ataque, que é através de soluções conhecidas como ,Zero Trust Networks ou seja redes confiaveis e seguras desde do momento zero, que significa proteção além da muralha, estes ataques devastadores são gerados muitas vezes nas sombras da noite e quando o dia amanhece, saem gerando verdadeiros Apocalipses “follow the sun” o sol nasce primeiro no oriente depois no ocidente, da mesma forma esses cybers ataques começam a destruir tudo desde o oriente, até que depois da desvastidão, as empresas que produzem soluções de bloqueio através de atualizações das vacinas e “sofwares/firmewares”, entreguem suas soluções, tarde de mais, um segundo seria muito tempo neste cenário.

A GDN Tech o convida a conhecer melhor este tema através apresentações, consultoria , projetos customizados para sua empresa, venha debater conosco sobre soluções de Zero Trust Networks, quais as formas de estar seguro, mesmo depois que o dragão derrubar a muralha.

Resultado de imagem para dragao derrubando a muralha game of thrones

Ataques como:

WannaCry: uma verdadeira epidemia
O ataque do WannaCry colocou os ransomware e os malware de computadores em geral na mira de todas as pessoas, até daquelas que não sabem o que é um byte. Com o uso de exploits do grupo de hackers Equation Group, os criminosos criaram uma monstruosidade – um ransomware criptógrafo capaz de se espalhar rapidamente pela Internet e mídias sociais.

NotPetya/ExPetr: o ciberataque mais caro até hoje
Dito isto, o título de epidemia mais cara não vai para o WannaCry, mas para outro cryptor ransomware (tecnicamente um wiper, mas isso não altera a moral da história) chamado ExPetr, também conhecido como NotPetya. Seu princípio operacional era o mesmo: com o uso de exploits do EternalBlue e EternalRomance, o worm passeou pela internet e criptografou, irreversivelmente, tudo pelo seu caminho

Stuxnet: uma superarma cibernética
Provavelmente o ataque mais conhecido foi o do malware complexo e multifacetado que desligou centrífugas de enriquecimento de urânio no Irã, atrasando o programa nuclear do país por vários anos. O Stuxnet foi o primeiro a levantar o tema sobre o uso de armas cibernéticas contra sistemas industriais.

DarkHotel: espiões nas suítes de hotel
Não é nenhum segredo que redes WiFi públicas de cafés ou aeroportos não são as mais seguras. Ainda assim, muitos pensam que nos hotéis as coisas são melhores – em geral, mesmo se a rede de um hotel for pública, pelo menos algum tipo de autorização para autenticação do usuário é solicitada.